"Zombar da filosofia, é na realidade, filosofar" (Pascal)

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Apresentação dos vídeos

MOSTRA DE FILMES FILOSÓFICOS
DIA 21 E 28 DE JUNHO
DAS 7:30 ÁS 12:30
AUDITÓRIO SOBRAL PINTO
CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS (BLOCO AMARELO) - PUC-PR
------------------------------------
OBS: CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DE 10 HORAS
------------------------------------
PROGRAMAÇÃO
DIA 21

07:30 ABERTURA OFICIAL
08:00 FILME: “JOVEM E O CUIDADO DE SI”
09:00 FILME: “O SER EM BUCA DA CURA DOS MALES QUE O ASSOLAM”
10:00 FILME: “NASCENDO PARA UM NOVO TEMPO”
11:00 FILME: “ O QUE É SOPHIA?”
12:00 FILME: “FILOSOFIA COMO INTRUMENTO DE TOTALITARISMO”

DIA 28
07:30 ABERTURA OFICIAL
08:00 FILME: “LIVRES! SOMOS LIVRES?”
09:00 FILME: “ADMIRÁVEL MUNDO DA LINGUAGEM”
10:00 CONFRATERNIZAÇÃO
10:30 FILME: “BIOPODER - DISCIPLINARIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE”
11:30 FILME: “ MULHER: DESVELANDO O ENIGMA FEMININO”


RESENHA DOS VÍDEOS:


“FILOSOFIA COMO INTRUMENTO DE TOTALITARISMO”O Filme se inicia com a demonstração da típica estética totalitarista, e a partir deste ponto caminha través da história, revelando as sutis ligações entre o pensamento autoritário e a filosofia.

“BIOPODER – DISCIPLINARIZAÇÃO – PRODUTIVIDADE”No filme pretende-se desmascarar como instituições eclesiásticas, escolares, médicas, psiquiátricas e prisionais têm para o governo uma utilidade política e até ideológica em sua vontade de poder pela normalização e docilização do corpo populacional para a produtividade.No lugar da lei, a norma; o corpo e adestrado, a população é mantida ativa e saudável e assim governável graças ao biopoder que gerencia a vida.

“O QUE É SOPHIA?”O filme visa analisar, estudar e refletir a cerca dos temas que inferem na vida do ser humano. Os temas que nos propomos a levar aos jovens e adultos são: Solidariedade, Ética, Educação, Justiça e Liberdade. Analisados sob um enfoque filosófico, onde, tivemos como referência alguns filósofos que nos ajudaram de suporte para a argumentação e construção dos mesmos, eles são cada vez mais pertinentes e relevantes na prática de nossas ações, as quais nos levam a uma reflexão crítica e profunda da sua importância na relação comigo mesmo, com os outros, com a sociedade e com o mundo.

“O SER EM BUSCA DA CURA DOS MALES QUE O ASSOLAM”Todo homem é cercado de males que o não deixam viver livremente, contudo encontramos algo dentro de nós que clama por liberdade e que quer ser curado. O ser nasceu para vida e não para morte. E quais são os mecanismos usados para que tal transformação aconteça? Quais são as emoções que brotam do homem diante do cuidado de si?Entre e navegue nessa pequena reflexão sobre o Ser e os males que o assolam.

“O ADMIRÁVEL MUNDO DA LINGUAGEM”O filme, propõe falar da linguagem e suas definições tomada pelo senso comum e tomada filosoficamente em algumas vertentes dentro da filosofia, de maneira “simples” para levar o público alvo, as crianças, a refletir sob as funções da mesma no dia-a-dia de cada pessoa.

“JOVEM E O CUIDADO DE SI”O vídeo Jovem e o cuidado de si, elaborado pela equipe Devir Produções, faz uma abordagem de como Sócrates e Schopenhauer pensavam um caminho para ser feliz e como Avicena tentava achar uma cura para o medo da morte. O curta metragem é direcionado a estudantes de ensino médio. Com entrevistas, músicas, e pequenas novelas ele tenta aproximar ao máximo o pensamento filosófico ao dia-a-dia da juventude.

"NASCENDO PARA UM NOVO TEMPO"O filme explora a existência humana imersa nesse contexto de aculturação que presenciamos atualmente, e é por presenciarmos esta era dominada pela tecnologia, em que o tempo fica cada vez mais escasso, que decidimos mostrar as conseqüências que isso traz a um individuo.O protagonista do filme, Dionísio, um cara de classe média, sempre foi educado dentro desse mundo capitalista, no qual se dá muito valor ao status. Em decorrência deste modo de vida, observamos um homem egoísta que sofre por precisar de algo que acredita estar nas coisas materiais. Perdendo a sua vida em nome de uma existência sem significado, considerando-se um ser individual, o homem acaba por desestruturar as instituições, que buscavam aprimorar o comportamento social do ser humano, através da construção de valores e da educação, o que nos abre portas para que pensemos acerca do ser.

“LIVRES! SOMOS LIVRES?”Um dos profundos anseios humanos é ser livre. Na história da filosofia muitos pensadores refletiram sobre essa temática e procuraram compreender em quais condições o ser humano não é coagido por forças externas e pode fazer escolhas conscientes para sua existência. Na tentativa de abordar essas e outras idéias, o grupo Pallotti Produções apresenta “Somos Livres?” com o intuito de debater filosoficamente diante dos várias concepções sobre esse tema a fim de trazê-lo para a nossa realidade.

"MULHER: DESVELANDO O ENIGMA FEMININO"Este documentário aborda de forma geral a questão feminina pensada, de certa, maneira, como um enigma. Focalizamos, assim, a mulher a partir de alguns aspectos específicos que consideramos como inerentes a ela, tais quais: afirmação da feminilidade, como algo diferente da masculinidade, e ainda sobre política, direito, emancipação e, finalmente, estética. Com base nestes pressupostos a Filosofia pode fazer algumas indagações: o que é ser mulher? Que reflexão filosófica pode ser explicitada pensando a mulher sob estes aspectos? Ancorados nestas e noutras interrogações vários especialistas tentam aclarar um pouco mais esse enigma que é o ser feminino e suas implicações para a mulher.

Obs.: O cronograma de apresentações pode sofrer alterações sem aviso prévio.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Interessante...


"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la"

(Voltaire)