"Zombar da filosofia, é na realidade, filosofar" (Pascal)

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Belo = Moral???


O aluno de mestrado Luciano Ezequiel Kaminski, apresentou em sala uma dúvida sobre sua monografia e como pretende solucioná-la. E qual seria a indagação? Em Kant, o Belo como símbolo da moralidade.
Para tentar explanar bem a sua possível interpretação, o aluno produz uma linha de raciocínio para explicar os meios e os materiais utilizados para alcançar a suposta resposta de seu questionamento. Inicia sua explicação apontando a filosofia transcendental kantiana e a sua influência, na sua posterior afirmação.
Destaca que a razão não se delimita as experiências, segundo Kant, pois eleva/transcende ao infinito. Sendo o agir moral uma consciência mediante a conseqüência da razão, com efeito, na sensibilidade. Ou seja, apresenta o símbolo como uma permissão que compreende o universo favorável. Colocando como princípio a priori o Belo como símbolo da Moral.
Por fim, Belo é um resultado de uma conjunção entre a fantasia e o intelecto, quer dizer, através da contemplação do belo nosso espírito se harmoniza com a perfeição e assim o intelecto é como um instrumento do espírito. Já o Sublime é uma união entre fantasia e razão, explicando melhor, neste caso não ocorre uma harmonia como no conceito de belo, mas sim um contraste. A origem do conceito de sublime na filosofia kantiana está no sentimento, e neste sentido é o sublime e não apenas o belo que é capaz de promover uma elevação espiritual. Para Kant a moralidade tem este sentido quase religioso, pois a ética é uma questão de dever e não uma questão de escolher a melhor entre várias opções e só o cumprimento do dever nos coloca em contato com o belo e possibilita a realização racional do sublime.
Por outro lado a moral, Kant afirma que a base para toda razão moral é a capacidade do homem de agir racionalmente.E que o Belo estaria associado a ele como um símbolo, mas tomando o devido cuidado para não confundir símbolo como sinônimo da moralidade.

Nenhum comentário: