"Zombar da filosofia, é na realidade, filosofar" (Pascal)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Vontade X Verdade

Nome Original: The Life of David Gale
Diretor: Alan Parker
Elenco: Kevin Spacey, Kate Winslet, Laura Linney
Ano: 2003
País: EUA
Duração: 130 minutos

Ao se defrontar com esta instigante produção cinematográfica, os espectadores ficam sem fôlego. A trama gira em torno do suposto assassinato de Constance, uma grande defensora dos ideais contra a pena de morte nos Estados Unidos. No entanto, o maior suspeito deste crime é, na verdade, seu melhor amigo – que foi condenado à pena de morte – e um grande intelectual, seu nome, David Gale.
Schopenhauer (1788-1860), ao apontar a vontade como centro de sua filosofia, teve um audacioso intuito: demonstrar que os indivíduos são movidos para saciar os desejos pela vontade. A Vontade, é o que faz da vida um pêndulo tenebroso, segundo o filósofo, pois ele permearia entre o tédio e o desespero.
No filme intitulado “A vida de David Gale”, há a possibilidade de desenvolver uma reflexão em torno de dois fatores importantes apresentado na película, são eles: a verdade, e a vontade.
Como Gale e Constance estão engajados por um fator que provém uma causa, ou seja, estão unidos pela luta contra a pena de morte, há uma grande vontade por parte de ambos para a realização de uma benfeitoria para esta questão. E, por este motivo o que os leva a fazer tudo é a insaciável noção de satisfazer esta vontade que nunca se sacia.
No entanto, após a morte de sua amiga, Gale é indiciado como culpado do seu assassinato. Condenado á morte, e nos seus últimos dias de vida pretende conceder uma entrevista a uma jornalista com o intuito de esclarecer os fatos e deixar uma boa lembrança sua para seu filho.
A verdade é colocada em questão, mas ao mesmo tempo a vontade age em sua conduta. Gale mesmo comenta que, ele sabia como e quando morreria, só não poderia dizer por que. Há uma constante luta entre a vontade a noção de verdade, o que proporciona aos espectadores uma gama de reflexões em torno do filme.



Nenhum comentário: