"Zombar da filosofia, é na realidade, filosofar" (Pascal)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Kant e a virtude


Ao expor como objetivo primordial de seu trabalho de mestrado, a da noção de virtude trabalhada por Kant, a professora Sônia, aponta hipóteses para a sua monografia e tenta fazer ligações, principalmente com Marco Aurélio e Cícero. Visto que para se atingir esta moral pura há de se perceber a noção de virtude para Kant.
Em seu livro intitulado “ A Metafísica dos Costumes”, Immanuel Kant, aponta para o entendimento de sua noção de virtude. Para o filósofo, esta seria uma força moral da vontade, que designaria a conduta do homem como sendo virtuosa ou não.
A noção de uma ação que receba o mérito de virtuoso, deve estar livre da vontade, pois estando presa a esta não seria considerada de um grande valor moral e ético.O domínio de si mesmo, é o principal enfoque para atingir a virtude, pois controlaria os desejos advindos da vontade e permitiria que o indivíduo fosse capaz de conquistar uma conduta moralmente boa e virtuosa.
“O sábio é classificado de insensato, o justo de iníquo, se busca a virtude além do que seja suficiente”, nesta frase de Horácio, há a pretensão de Kant observar que exista, talvez, uma certa medida para alcançar os objetivos de uma ação boa. Coloca como exemplo, que um indivíduo pode ser considerado virtuoso pelo simples fato de permitir que nada seja moralmente indiferente.
A natureza humana é levada a ter uma conduta moral, pois possui os indivíduos possuem características que o propiciam a ter uma conduta moral e ética concatenada nas ações de aprimoramento para o ser humano.
Por fim, este estudo baseia-se em uma pesquisa que terminará com a deseja da monografia por parte da Professora Sônia, o que terá como fundamento principal as questões dos valores apontados por Kant em sua obra, bem como as possíveis ligações que esta tem o intuito de fazer com os estóicos.

Nenhum comentário: